quarta-feira, 30 de junho de 2010

Confie.

Saber viver. Eu tenho tantas dúvidas sobre isso. O que é certo ou errado? Qual é o momento para falarmos e para ficarmos calados? Por que muitas de nossas dúvidas nunca serão respondidas? Por que algo que julgamos errado ou injusto acontece com pessoas queridas?
A vida
está sempre nos pregando alguma surpresa. Muitas delas felizes, outras tristes. Algumas nos deixam nervosos outras com medo do que possa vir pela frente.
Sabe, eu acredito em Deus. Acredito no poder que ele tem diante do mundo e das pessoas. E quando a vida pega pesado demais me apego na esperança de que tudo vai melhorar, ou voltar a ser como era. Na maioria das vezes me deixo vencer pelas lágrimas, mas elas não são o suficiente para me fazerem desistir de lutar, para me fazerem desacreditar na felicidade que está a dois passos de distância. E para me deixarem parar de fazer com que as pessoas a minha volta acreditem.
Acredite que você é capaz, que você pode mais! Muitas vezes é difícil e se estamos passando por alguns problemas, vem aquela dúvida: Por que comigo? Eu mereço isso? Não, você não merece isso, pode ter certeza. Na verdade eu não tenho a resposta e acho que nunca terei. Mas tenho quase certeza de que é porque você é mais forte do que realmente pensa que é. Você é capaz de passar por qualquer problema que a vida te der pelo simples fato de você ser você. Além disso você está rodeado por pessoas que te amam de verdade, pessoas que seriam capaz de tudo para te ver feliz. E cá entre nós, o simples fato de ter pessoas que nos amam do nosso lado já torna a luta muito mais fácil. Ou menos difícil, como preferir.
Amo demasiadamente minha vida, as pessoas que por ela passaram e as que continuam comigo, mas às vezes tenho vontade de apagar alguns sofrimentos, algumas dores, pular alguns momentos tristes e ir direto para as notícias boas. As notícias que parecem ter finais felizes. Pular o presente e chegar no futuro, no momento em que tudo já está resolvido. Mas, pensando bem, não quero chegar no fim da minha história e pensar que não passei por nada e que não consegui vencer. Porque por mais complicado e mais doloroso que seja o presente, no final sempre dá certo. E fica mais fácil quando se tem pensamento positivo, ele é a chave para muitos caminhos. Levante a cabeça, você pode mais do que imagina. Pode mais do que eu, do que muitos a sua volta. Talvez seja um anjo capaz de suportar algumas dores para poder mostrar que coisas tão simples como alguns sentimentos, alguns abraços, tornam-se tão essenciais diante da vida. E que como algumas situações se tornam tão banais perto de tudo que ainda temos para viver. Afinal, somos o protagonista da nossa própria história. E toda história tem um final feliz. Se ainda não é feliz, é porque não chegou ao fim.
Ame, ame a todos e seja amado. Perdoe. O perdão é uma virtude dos fortes. Espere, tenha paciência e confie. Confie no que é capaz, confie em você.


"A um coração valente nada é impossível." (Jaques Coeur)

terça-feira, 1 de junho de 2010

O longe não existe.


Hoje eu ouvi uma frase que me fez refletir. Uma frase de uma pessoa que admiro imensamente. O mais incrível é que mesmo ela não estando presente conseguiu prender a minha atenção. Depois de algumas palavras sábias, disse: "Sintam como se eu estivesse com vocês... pois o longe é um lugar que não existe."
Impressionante. "O longe é um lugar que não existe." Sensacional.
O que faz do longe se tornar tão doloroso? Quando alguém que amamos diz que vai ficar longe por um tempo, ou que vai se mudar, a sensação que temos é de perda, angústia.
Sabemos que o que sentimos por ela é forte o suficiente para superar qualquer distância, mas o medo ainda existe. O medo, o ciúme, as discórdias. Mas analisando a frase anterior, algo me fez pensar que o longe é o menor dos culpados de tudo isso. O medo de que alguém substitua seu "cargo" naquele coração, por você não estar perto, não é culpa da distância, mas sim de tantos outros sentimentos que vem junto dela. Ninguém deixa de gostar de ninguém por causa de alguns quilômetros ou alguns oceanos. As pessoas se afastam, criam uma outra rotina, mas o que foi seu sempre será seu, está guardado e ninguém, veja bem, ninguém que não seja você mesmo, será capaz de mudar isso. Tudo o que sentimos é tão precioso que às vezes tenho vontade de guardar em uma caixa. Uma caixa com cadeado, talvez, para que ninguém roube, porém nenhum objeto é capaz de demonstrar a força que o amor tem. O amor, a amizade, o carinho, a compreensão, a solidariedade. Eu poderia ganhar todos os presentes do mundo, mas seria a pessoa mais feliz se o mundo fosse o presente. Um mundo em que o longe não exista. Que alguns quilômetros de distância sejam traduzidos em algumas horas, que alguns oceanos sejam o tamanho do meu sentimento. Do meu sentimento pela vida, pela minha família, pelos amigos.
O longe é um lugar que não existe, mas quando você estiver dominado pela raiva, transtornado com a vida e querer acreditar nisso, lembre-se de que ele é só um detalhe.
Um detalhe tão pequeno perto de tantos outros sentimentos.