sexta-feira, 8 de julho de 2011

Amor próprio!

"Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama "Amor próprio" - Charles Chaplin.

Falar para as pessoas se amarem é a mesma coisa que dizer para elas correrem atrás de quem não lhe dá bola e quebrar a cara uma, duas, três... E quantas vezes for preciso até que ela aprenda. Até que ela aprenda que a primeira pessoa que se deve amar acima de tudo é ela mesma. Ame suas qualidades, e aceite seus defeitos! Não há nada de errado nisso. E se possível, ame seus defeitos, eles fazem de você único. E entenda que as pessoas sempre irão te julgar. Seja você alto, baixo, gordo, magro, pobre, rico, heterossexual, homossexual, branco, preto, amarelo, azul, rosa, lilás, e qualquer outro nome que ainda possa ser considerado cor, tamanho, status ou sexo. E não importa o quanto você tente mudar para satisfazer alguém ou o mundo. Isso só vai fazer de você pior.
Então, um conselho? Não mude. Jamais. Até porque isso só será uma máscara. E máscaras caem.
Alguns homens passam horas na academia, outros escolhendo uma roupa de marca para tentar ser mais valorizado. Ok, muitas podem até te valorizar pelo o que você veste, mas isso é só mais uma futilidade sem tamanho das quais estou acostumada a ver. E o que muitos não sabem é que as mulheres, ou pelo menos a maioria delas, ou ainda as que eu julgo inteligentes, serão tocadas não por uma roupa de marca, ou um braço do tamanho do mundo, mas por um gesto, uma palavra de compreensão, ou pequenos detalhes seus que você não faz nem idéia. Detalhes como mãos, olhos, boca. Nada mais.
Mulheres. Elas passam a vida toda tentando atingir um único objetivo: a perfeição. Mais um conselho: NÃO existe mulher perfeita. Existem mulheres bonitas, charmosas, lindas! Mas perfeita? Ok... Talvez eu. Ou você. Sim, por que não? Seja perfeita aos seus olhos. Seja perfeita aos olhos de quem lhe faz bem. Se você enxergar, as pessoas também enxergarão!
E eu demorei um bom tempo para aceitar e entender isso, porque é só mais uma das verdades que estão nos livros de auto-ajuda. Mas, uma verdade. E é isso que a diferencia de todos os julgamentos que você ouviu, ouve, e vai continuar ouvindo. Não adianta. Eles sempre existirão. Você só tem que aprender a ouvir, sorrir e acenar. Nada além disso. Por que sinceramente? Alguém que te julga pela aparência ou tenta fazer de você uma pessoa menor do que realmente é, não merece nem o meu respeito. Muito menos o seu! Entendeu? Você em primeiro lugar. O resto é resto. Confie, mas não deixe que te façam de idiota. Ame, mas só se entregue completamente se for recíproco. Não se magoe com quem não merece. Não abra mão de nada que é seu (e isso vale para objetivos ou amizades)! Nada mesmo.
Ame a si mesmo como a coisa mais rara que se pudesse conseguir. E sabe por que? Porque essa é só mais uma verdade.

"I'm beautiful in my way
'Cause God makes no mistakes
I'm on the right track, baby
I was born this way"
Born This Way - Lady Gaga

terça-feira, 15 de março de 2011

Cada segundo


Depois de um susto muito forte, dias dolorosos, e momentos de angústia por uma saudade eterna, você passa a ver a vida com outros olhos. De uma hora para outra você percebe que seus medos se tornaram maiores, suas angústias parecem não ter fim, e os problemas dos outros não são tão grandes quanto o seu. De uma hora para a outra a vida passa a ter mais valor. De uma hora para outra os pequenos momentos se tornam grandes e você descobre o quanto são preciosos. De repente todo mundo tem mais valor do que parecia ter. Até mesmo aquela pessoa que você vê a cada três meses... ou três anos. De repente, atitudes que julgávamos simples tornam-se essenciais. Você passa a sonhar com quem nunca sonhou e nota o quanto esse alguém é especial. Seja por um gesto ou palavra de consideração. Você começa a notar o quão maravilhoso é cada segundo que vivemos... Cada minuto, cada momento, cada abraço, cada sorriso, cada palavra.
Quando a vida é bastante cruel e nos lembra que a morte existe, nos sentimos satisfeitos por cada segundo em que nosso coração continua a bater. Muitas vezes não aceitamos. Acho que na verdade não queremos aceitar. O ser humano não está e acho que nunca vai estar preparado para isso. A morte faz parte da vida, mas não lidamos bem com ela. Não lidamos bem porque nosso lado egoísta sempre fala mais forte. E não adianta, nessas horas você passa de altruísta para egoísta e esse sentimento não vai acabar tão cedo. Por mais que passemos a aceitar, se pudéssemos fazer diferente, faríamos! Se pudéssemos mudar o destino... assistir, em momento real, lembranças que sempre ficarão na memória. Aquelas que fazem nossos olhos encherem de lágrimas por não podermos voltar no tempo e ter aproveitado mais quem queríamos, e o que queríamos. Ter feito escolhas certas ou ter feito diferente apenas. Mas acho que apesar de sentirmos aquele sentimento de "não foi o suficiente", mesmo assim fizemos o que estava ao nosso alcance, demos o nosso melhor. Por mais que o nosso melhor não fosse tão bom e se tornasse o nosso pior. Mesmo assim amamos quem deveríamos amar, vivemos com quem deveríamos viver e sonhamos com quem deveríamos sonhar. A vida nos dá surpresas todos os dias. Sejam elas grandes ou pequenas, boas ou ruins. Surpresas existem para serem vividas, escolhas para serem feitas e situações para serem resolvidas ou aceitas. Difícil sempre vai ser. Mas quem disse que seria fácil? Isso só nos torna mais fortes. Por isso, saibamos aproveitar cada momento como se fosse o último. Seja de forma racional ou emocional, certa ou errada, o importante é fazer o bem. Sempre.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Agora você se foi...

"O dia que você partiu, foi o dia em que percebi que nada mais será igual. Agora você se foi pra algum lugar onde eu não posso te trazer de volta" (Slipped Away - Avril Lavigne)

Angústia, angústia, angústia. Acho que por mais lágrimas que eu derrame não consigo tirar isso do peito. Alivia, mas não sai por completo. E escrever, me faz sentir melhor. Uma dor tão grande e tão incontrolável, que faz você perder o chão, faz você perder sua própria razão. Sou dominada pelo sentimento egoísta de querer você de volta... mesmo sabendo, ou tendo a certeza de que, o que aconteceu foi o melhor, e que agora você está bem. O que fica é a saudade. Saudades eternas da sua voz, risada, abraços, caretas, manias, beijos, palavras de carinho, e até das tão adoráveis críticas que dizia sem pensar duas vezes.
Eu vou sentir tanto a sua falta. Eu já sinto a sua falta. Eu gostaria de ter só mais uns minutinhos com você para poder te dizer tudo que eu sinto. Te dizer que eu sempre vou te amar, e que espero que nunca esqueça de mim aonde quer que você esteja. Que esteja olhando por todos nós, nos protegendo e nos dando força para seguir em frente. Você se tornou o nosso anjo da guarda e eu vou lembrar de você a cada minuto do meu dia porque mais que uma mãe, você era minha tão querida vó. Você era minha mãe duas vezes. Passei tantos momentos com você. A pessoa que eu amava e amo acima de tudo. A pessoa que eu não posso mais ver, não posso mais sentir, nem ouvir, mas que ficará guardada na minha memória pra sempre.
Minha ficha ainda não caiu. Eu sei o que aconteceu, eu vi, eu presenciei o depois, mas ainda não acredito, e é difícil de explicar esse sentimento. É difícil ter que acordar sabendo da verdade. Queria poder estar em um pesadelo. Um longo pesadelo. Acho que só vou acreditar, no decorrer da minha rotina. E vou chorar, vou chorar muito, porque, no momento, é a única coisa que alivia meu coração desde que soube que não iria mais te ter por perto. Mas mesmo assim, espero que esteja bem, vózinha, que esteja melhor do que estava aqui. Vou rezar por você. Te amo eternamente.

"Eu tive meu despertar, você não irá acordar. Eu continuo me perguntando porquê. Eu não posso aguentar isso... Não era uma mentira."

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Saber amar...



... saber deixar alguém te amar.
Por mais velho que você seja, por mais relacionamentos que você já tenha passado, por mais experiente que você se julgue, tenho certeza que pode contar nos dedos as pessoas que deixaram marcas na sua vida. Ou, a única pessoa que foi capaz disso. Momentos que pareciam banais, mas que para você tem um significado imenso. Atitudes que quando contadas não parecem tão especiais, mas que quando relembradas tem o poder de te deixar em transe.
O amor é um dos sentimentos mais fortes e uma das armas mais poderosas. Como dizem, ele move montanhas e quando verdadeiro não há quem possa destruí-lo. O problema é quando vem individualmente. Machuca. Dói. Nessa hora ele é uma das armas mais poderosas. Uma arma que você mesmo criou contra você, por mais que não tivesse a intenção. E não, nós não mandamos no coração! Você pode até achar que sim, e ser mais movido pela razão do que pela emoção, mas não achará isso quando se apaixonar por alguém. E sim, um dia isso vai acontecer. Existem vários tipos amor. O amor não correspondido, o amor egoísta, o amor mesquinho. Mas acredito que o pior deles seja aquele amor que é mantido em segredo. Aquele que você nunca teve e certamente nunca vai ter coragem de dizer o que sente. Aquele que te deixa angustiado por ser cheio de dúvidas e medos. Aquele que te deixa a pessoa mais idiota do mundo só de falar na pessoa. Ah, mas isso é qualquer amor. Qualquer amor tem a capacidade de te deixar nervoso ou não saber o que fazer ou falar. Sim. O problema é colocar isso pra fora. Admitir que ama alguém é mais difícil do que se imagina. Admitir para a pessoa então, nem se fala. Até o amor não correspondido chega a ser melhor. É uma certeza. Uma certeza de que ele não vai dar em nada, mas é uma certeza! Nessas horas o não serve para te dar um tapa na cara e fazer você cair fora. Até porque não há mesmo o que fazer.
Vamos tentar viver mais intensamente, amar só por um prazer que a vida nos proporciona, coloque seus sentimentos pra fora, fale deles como se fossem algo importante, mas não algo o qual você tem medo. Medo de se decepcionar. Mágoas existem a todos os momentos, é impossível fugir delas. Além do que, quem garante que vai dar errado? E se elas não existissem, a felicidade não seria tão importante.
Apaixone-se, viva, sonhe, e saiba desfrutar dessas emoções. Por que sabe o que é pior? A pessoa nem imaginar o que se passa pela sua cabeça.